Hoje iremos falar a respeito de 7 dicas para fazer troca de acordes com rapidez no violão iniciantes de uma maneira simples e objetiva.
Para quem está iniciando do zero no violão, é de suma importância seguir estas sete dicas para fazer a troca dos acordes neste instrumento musical.
7 dicas para fazer a troca de acordes com facilidades no violão iniciantes
Primeira dica: aprender a montar o acorde de dó maior e o acorde de sol maior com sétima menor no violão sem a utilização da Pestana = C // G7 :]
Segunda dica: utilizar apenas o dedo polegar da mão direita tocando as cordas mais graves em direções as cordas agudas = P = tocar => sexta – quinta – quarta – terceira – segunda – primeira.
Terceira dica: contar uniformemente: 1 – 2 – 3 – 4 – e tocar com dedo polegar da mão direita apenas o número 1.
Quarta dica: montou o acorde de dó maior tocou no número 1 e contou um dois três quatro, em seguida, montar o acorde de sol maior com sétima menor e contar também um dois três quatro e assim sucessivamente ficar revezando.
Quinta dica: treinar os acordes também fazendo a contagem de 1 – 2 – 3 – depois utilizar a contagem 1 – 2.
Sexta dica: treinar lentamente e aos poucos ir aumentando a velocidade da contagem na mudança dos acordes.
Sétimo dica: praticar não somente com os acordes de dó maior = C = e sol maior com sétima menor = G7 // mas também com vários outros acordes como no exemplo a seguir.
Sequências harmônicas para fazer a troca de acordes no violão iniciantes
Sequência 1: G // D7 :] repetir
Sequência 2: D // A7 :] repetir
Sequência 3: A // E7 :] repetir
Sequência 4: E // B7 :] repetir
Sequência 5: B // F#7 :] repetir
Sequência 6: F // C7 :] repetir
Sequência 7: C // G7 // C // Am // Dm // G7 :] repetir
Praticar diariamente estas sete progressões harmônicas no violão aplicando os exercícios de técnica estudado anteriormente para a troca de acorde com rapidez.
Como fazer acompanhamento musicais de ouvido no violão iniciantes
Dica 1: tocar sequências harmônicas no violão cantando o nome de cada acorde repetindo várias vezes diariamente para educar o ouvido harmonicamente.
Dica 2: escolher músicas fáceis que utilizem apenas dois acordes, como por exemplo: a canção Ciranda Cirandinha e a canção Pra não dizer que não falei das flores do compositor Geraldo Vandré.
Dica 3: para aprender a fazer acompanhamentos musicais de ouvido através do violão, existe uma regrinha básica, que é na base da tentativa e do erro, até o estudante iniciante conseguir trabalhar a sua percepção harmônica e fazer os acompanhamentos musicais de ouvido com facilidade.
Dica 4: repita estes exercícios diariamente e com o passar do tempo o estudante irá percebendo a evolução e os ótimos resultados.
Dica 5: nunca desista dos seus sonhos de aprender a tocar violão ou mesmo qualquer outro instrumento musical, treine todos os dias e logo estará tocando as suas músicas preferidas.
Sucesso nos estudos!
José Conceição